O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Estou abismado e entristecido com tudo que está acontecendo no Rio de Janeiro e também com outras catástrofes brasileiras.
Bom, muitos estão espiritualizando estes acontecimentos, alguns estão dizendo até que é o fim dos tempos.
Penso que precisamos ser mais racionais neste momento e olharmos um pouco atrás no tempo.
Vejamos:
Todos sabemos que construir casas em morros é uma temeridade, todos sabemos que desmatar também é perigoso.
A lógica é simples, são as raízes profundas das árvores e da vegetação que impedem que a terra desça, hora, se não tem mais esta vegetação então a terra está sem sustentação e a qualquer momento pode movimentar-se.
Temos os dois lados da moeda, e vou ter que ser um pouco “frio” pra dizer que construir num lugar destes é “andar sobre a linha do trem” ou seja você pode nunca ser atropelado mas com certeza esta correndo sérios riscos.
E do outro lado existe a culpa dos governantes que não oferecem moradia à população por isso permitem este tipo de construções.
E pra terminar, alguns me perguntam, por que estão acontecendo tantas manifestações destrutivas da natureza.
Bom vamos lá:
O desmatamento é constante e quase que irreversível, a fauna está sendo destruída por conta da exploração imobiliária, os mares mal suportam tanto esgoto, lixo e plástico que estão recebendo, inclusive o projeto TAMAR tem recebido várias tartarugas marinhas que comeram plástico por engano achando que era alimento e por isso morreram.
O meu animal de admiração, o tigre branco está fadado a extinção pela ação predatória dos caçadores e também pelo avanço imobiliário que tem diminuído o seu hábitat.
Gente, a natureza está sendo agredida dia a dia, e nós nada fazemos pra mudar isso, continuamos não separando o nosso lixo, continuamos desperdiçando água, continuamos andando muito mais de carro do que de transporte público, estamos nos abarrotando de equipamentos eletrônicos sem sequer pensar para onde é que os velhos equipamentos estão indo.
Ao invés de comprarmos cadernos e papéis reciclados usamos e abusamos dos papéis não reciclados, abusamos no uso das famigeradas sacolinhas plásticas de mercado.
Nossas comunidades nada fazem para desenvolver uma consciência ecológica que permita mudar alguma coisa.
Não guardamos a água da chuva para ser usada em quintais, máquina de lavar e banheiros.
Quantos de nós temos uma plantinha sequer dentro de casa, ou no quintal, para colaborar com o ar do planeta.
E ainda ficamos perguntando por que a natureza está tão furiosa???
Ora ela está apenas reagindo aquilo que nós fazemos contra ela!
Pode parecer esquisito o que vou dizer mas.....
Cada um de nós (e eu me incluo nesta lista) tem a sua parcela de culpa por tudo que está acontecendo, e, um dia daremos contas a DEUS, pois ELE nos mandou cuidar e tirar o nosso sustento da terra, e não destruí-la.
JR
Nenhum comentário:
Postar um comentário