Para alguns parece um esporte violento.
Para outros um esporte pouco atrativo, por se tratar de uma luta de solo.
Para outros um esporte para brucutus e bossais sem nenhum celebro somente músculos e orelhas carcomidas.
Bom como praticante de jiu-jitsu devo informar algumas coisinhas.
O jiu-jitsu é um esporte que além de exigir alto desempenho intelectual, pois trata-se de uma luta na qual se usa muito a questão celebral, intuitiva e raciocínio lógico, ainda exige desempenho físico e dedicação.
Para nós, não basta apenas praticar a arte, buscamos sempre faze-lo da melhor maneira possível.
È comum ver um praticante de jiu machucar-se e lutar mesmo machucado, alguns poderiam dizer que se trata de uma idiotice, o sujeito está lesionado e mesmo assim vai pra um campeonato.
No entanto, um lutador de jiu-jitsu aprende desde sempre a desenvolver dentro de si algo chamado DESTEMOR, o medo existe sempre, mas ele deve ser controlado e quando isso acontece acabamos por desenvolver o destemor.
O respeito pelos companheiros sejam eles mestres ou alunos, a auto-estima, a valorização do grupo (equipe), a honradez e a disciplina são fatores que o jiu-jitsu trabalha constantemente.
Para nós algumas frases são significativas, “È no tatame que acaba o menino e começa o homem, e na batalha que morre o homem e nasce o guerreiro...” frases como estas fazem parte do nosso cotidiano.
Não somos folgados, e nem metidos, apenas não cultivamos o medo e nem deixamos que ele tome conta das nossas ações.
Não confiamos na força e nem na técnica, inclusive não acreditamos que a violência seja a melhor solução.
Quanto a nós que somos lutadores e cristãos ao mesmo tempo, temos absoluta certeza que somente DEUS pode guardar a nossa vida, e praticamos esporte de lutas simplesmente porque gostamos do tatame e preferimos viver uma vida saudável, por isso escolhemos o jiu como poderíamos escolher qualquer outro esporte.
Abaixo eu coloquei a luta mais linda que eu já assisti, ela se deu entre os dois melhores lutadores do mundo (na minha opinião).
Observem o respeito e a conduta dos dois e vejam o que é o jiu-jitsu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário