Esta semana uma amiga da minha mulher me disse que é muito mais fácil falarmos daquilo que vivemos do que de outras coisas, e isso realmente é verdade.
Pra se falar de arrependimento é necessário ter vivido, viver ou no mínimo já ter passado por este processo.
Bom neste caso, acho que posso dar uma pequena “palhinha”, a partir de experiências pessoais muito profundas, doloridas e difíceis de superar.
De qualquer maneira este tema ficou muito marcado na minha cabeça quando vi o campeão mundial de MMA (Vale-tudo) Anderson Silva se arrepender e pedir perdão após uma luta na qual ele desrespeitou o seu oponente, e o melhor é que, este pedido foi feito diante das câmeras do mundo todo.
Mais uma vez o esporte dando lição de vida nas pessoas.
A primeira coisa que gosto de compartilhar com alguns amigos é, ao contrário do que muitas pessoas dizem, eu tenho sim muito do que me arrepender, todos nós temos.
Muitas coisas que fiz e pratiquei no passado eu me arrependo, e mais, se soubesse dos seus “resultados” e dos preços que eu pagaria, digo com toda certeza que jamais teria feito tais coisas ou tomado tais atitudes.
Algo que precisa ficar claro é que, para nós que professamos a fé cristã o arrependimento não deve ser um momento, mas, deve ser um “estado de espírito”.
Penso que o grande líder do povo judeu, o rei Davi, vivia uma condição semelhante a essa, ou seja, vivia em estado de arrependimento.
Não só pelos erros que cometeu, e pelo preço que pagou por estes erros, mas porque ele entendeu ser esta era uma condição essencial no sentido de aproximá-lo de DEUS.
Não quero dizer com isso que devemos nos arrepender de tudo o tempo todo, não é nada disso, que estou dizendo, é óbvio que fazemos muitas coisas em nosso dia a dia das quais não precisamos nos arrepender, pelo contrário muitas vezes até temos algum orgulho por tê-las feito.
O que quero dizer é que para nos aproximarmos de JESUS, e de todo o Seu propósito para o homem se faz necessário este “estado de arrependimento”.
Sem contar que o arrependimento indica maturidade e crescimento.
Não existe nenhum ser humano que não tenha do que se arrepender na vida, isso é utopia pura.
Arrepender-se é simplesmente não ter compromisso com o erro, seja ele qual for, ao nos arrependermos estamos dando sinais claros que desejamos o aperfeiçoamento, e que intentamos crescer como pessoa.
A falta de arrependimento arranca o coração dos seres humanos e os transforma em andróides, que andam, falam, matam, morrem, destroem etc, sem com isso sentir absolutamente nada.
O ato de se arrepender torna a pessoa mais humilde e menos egocêntrica.
Todos nós temos do que nos arrepender diariamente, esse ato faz parte do crescimento tanto intelectual quanto espiritual de todo ser humano, e quem não têm essa prática definitivamente não consegue evoluir como pessoa, vai sempre ser alguém imaturo, arrogante e soberbo, alguém incompleto.
Não me envergonho de pedir desculpas e perdão pelos meus erros, podem me chamar de fraco, mas, pedir perdão e perdoar não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é demonstração de grandeza e nobreza de alma.
Se você que está lendo quer ser uma pessoa melhor lembre-se, “arrepender-se dos erros é dar a nós mesmos a chance de recomeçar e a possibilidade de não cometê-los novamente.
JR
Nenhum comentário:
Postar um comentário